A Lenda das Encantadas

Há muito tempo, nos tempos de antigamente, habitavam nesta Ilha lindas criaturas que tinham um corpo metade peixe com exuberantes caudas coloridas em tons de verde e azul e metade belíssimas mulheres, com longos cabelos loiros, ruivos, morenos e sensuais silhuetas. 

Tais criaturas que viviam ora no mar ora em terra, adoravam ver o Sol nascer, cantar e dançar no interior e arredores da Gruta. 

Dotadas de singular beleza e vozes encantadoras. Foram responsáveis por inúmeros naufrágios de navios, barcos e canoas de pesca que se desviavam do canal e acabavam por encalhar ou afundar nos perigosos bancos de areia da Ilha do Mel.

Com a chegada do homem na Ilha, essas lindas criaturas sentiram-se incomodadas e resolveram se afastar, começando a cavar uma segunda Gruta mais inacessível que a primeira. Más como acontece de tempos em tempos, formou-se uma praia ao lado da primeira dando acesso à segunda Gruta, e novamente se sentiram incomodadas com a presença das pessoas que iam satisfazer suas curiosidades,  e então mudaram-se dali indo em direção a Ilha dos Currais e nunca mais se do avistadas, ficando apenas na lembrança de que as viu.

Bem- vindos a Ilha do Mel

Desembarquei na Ilha do Mel nos anos 70, encontrando uma vila de pescadores, pessoas simples e acolhedoras. Esta lenda me foi narrada por diversos velhos nativos, em diferentes épocas e lugares com convicção e verdade, e por verdade vos conto”

– Paulo José Fernandes “O Gaúcho “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.